A Santa Casa de São Carlos inaugurou no sábado, 6, pela manhã, a nova Unidade Administrativa Conde do Pinhal, que irá abrigar perto de 80 funcionários do hospital. A solenidade contou com a presença de toda a Mesa Provedora do hospital, o prefeito Paulo Altomani, secretários municipais, vereadores, empresários, além do corpo clínico e funcionários do hospital.
O prédio construído em 1899 foi inteiramente restaurado e adaptado com a mais moderna infraestrutura tecnológica. Os funcionários dos departamentos de Recursos Humanos, Financeiro, Faturamento, Qualidade, Contabilidade e Tecnologia da Informação irão trabalhar em um ambiente único. A proposta segundo o diretor superintendente da Santa Casa, Gilberto Brina é que esses setores se comuniquem para trazer agilidade no processo administrativo.
A restauração foi feita através da doação feita por empresários herdeiros do patriarca Antônio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal. Foram investidos na reforma e restauração perto de R$ 300 mil. Todo o projeto foi coordenado pelo engenheiro e vice provedor da Santa Casa, Marco Nagliati e contou ainda com a assessoria do engenheiro da RPS Engenharia, Roberto Pereira de Souza. Para a revitalização do espaço, que estava desativado desde a década de 80, foram refeitas as esquadrias das janelas e portas pela arquiteta Adriane Olmo Jank, da Marcenaria da Fazenda de Descalvado, especializada em restauração.
Durante a inauguração o provedor da Santa Casa Antônio Valério Morillas Júnior ressaltou o emprenho da equipe envolvida na reestruturação do prédio. Ele avaliou que a Unidade Administrativa irá beneficiar o hospital ao agrupar, em um mesmo setor, áreas afins, otimizando o trabalho. Morillas ressaltou ainda que este é o primeiro passo para a implementação no novo Plano Diretor da Santa Casa que irá orientar os investimentos na ampliação e modernização do hospital.
“Totalmente restaurado pela família do Conde do Pinhal e todo o setor administrativo do hospital migrará para a nova unidade. O hospital contou também com a doação da empresa Tapetes São Carlos que disponibilizou todo o revestimento do piso”, disse Morillas Junior.
O provedor destacou ainda que o objetivo é diminuir o número de entradas na Santa Casa e assim evitar algumas preocupações. “O projeto é reduzirmos para cinco entradas, para um controle maior do fluxo de pessoas, por uma série de fatores, como, por exemplo, combate à infecção hospitalar e segurança do paciente”.
Na oportunidade, o provedor destacou os novos investimentos que a Santa Casa como a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com mais dez leitos e a inauguração do novo equipamento da Radioterapia, um dos mais modernos existentes na área médica e o terceiro instalado no Brasil.
A Santa Casa possui atualmente dez leitos de UTI e ganhará outros dez com a implantação da Rede de Urgência e Emergência. Consolidando o programa do Governo do Estado e efetivando a instituição como Hospital Estruturante.
Crédito - Divulgação
Gerente de Comunicação Corporativa da Santa Casa
Hever Costa Lima – Jornalista – Mtb 16.279