Prefeitura Municipal de São Carlos 23 de Outubro de 2013
O prefeito Paulo Altomani concedeu no início da tarde desta quarta-feira (23), uma entrevista coletiva onde falou sobre a situação de São Carlos após a forte chuva de terça-feira (22). Além do prefeito, também participaram da coletiva o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Cláudio Di Salvo; os secretários municipais Júlio Soldado (Governo), Júlio Cesar Pereira de Souza (Planejamento e Gestão), José Carlos Côrrea (Serviços Públicos) e Márcio Marino (Obras); o procurador geral do município, Waldomiro Bueno de Oliveira; o diretor presidente da Prohab, MauroLuiz Moraes; o coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero e os vereadores Lucão Fernandes, que representou o presidente da Câmara, Marquinho Amaral, e Dé Alvim.
Altomani apresentou um relatório de situação, feito pela Defesa Civil da cidade, no qual registrou 19 residências e 32 comércios invadidos pelas águas; 3 desmoronamentos de muros; 4 quedas de árvores; 33 carros e 28 motos danificadas, além de queda de asfalto, mureta e gradil. Uma bomba e equipamentos, que auxiliam no abastecimento de água pelo SAAE, também foram danificadas causando a falta de água em alguns bairros da cidade. “Os bairros mais afetados foram Azulville, Jardim Ricetti, João Paulo II, Vila Marcelino e Jardim Brasil e, diretamente, o centro comercial da cidade e a Praça Apparecida Resitano, no Mercadão”, relatou.
Segundo Pedro Caballero, em cerca de 2 horas de chuva, houve a precipitação de 105 milímetros de água. O prefeito comparou a quantidade de água com o volume de 756 piscinas olímpicas sendo despejadas, na bacia do Córrego do Gregório. “Não há canalização que suporte uma tromba d’água como essa”, comentou.
Em um primeiro momento, os prejuízos estruturais levantados pela Prefeitura Municipal, somam os R$ 2 milhões. Altomani decretou Estado de Emergência e deverá, em curto espaço de tempo, buscar recursos junto ao Governo do Estado e Federal. “Já estamos com projetos que devem ser apresentados à Defesa Civil do Governo do Estado, ainda nesta semana, principalmente, para a construção de uma nova ponte na rua Rui Barbosa. Também vamos priorizar a reintegração das encostas destruídas e auxiliar, dentro do meio legal, financeiramente os prejuízos vividos pelo comércio”, adiantou. |