Prefeitura Municipal de São Carlos 29 de Outubro de 2013
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou na manhã desta terça-feira (29) uma vistoria no trecho tamponado do Córrego do Gregório, entre a Avenida São Carlos e a Rua Visconde de Inhaúma, detectou um problema funcional na seção.
O percurso, de cerca de 900 metros, foi feito pelos engenheiros da Secretaria de Serviços Públicos, Giuliano Romanholo e Geraldo José Cebim, com o apoio de equipe do Corpo de Bombeiro, coordenada pelo Sargento Haroldo Thomaz da Silva.
Segundo o Secretário de Serviços Públicos, José Carlos Correa, a ação foi requisitada de forma emergencial após a enchente do córrego na última terça-feira (22.10). “Precisávamos saber se houve algum dano nas paredes, na laje ou na tubulação que passa pela galeria, principalmente por ter descido por ali um carro, arrastado pelas águas”, explicou José Carlos. O Secretário ainda ressaltou o trabalho de integração com outros órgãos e adiantou que, a partir de agora, a vistoria deverá ser realizada, periodicamente, como forma de prevenção e manutenção.
Para o Sargento Thomaz, a vistoria, que durou uma hora, exigiu apoio para garantir a segurança dos técnicos, principalmente contra contaminação e queda. “Viemos para dar apoio aos engenheiros, ajudar com o acesso e acompanhar todo o percurso”, afirmou ele.
O engenheiro Giuliano Romanholo lembrou que o canal não foi projetado para receber a seção cheia. “Somente a pressão mantida durante a enchente poderia ter causado algum dano, mas felizmente não encontramos indícios de problema estrutural”. Giuliano explicou que além de observar a integridade do canal, foi avaliada sua durabilidade, considerada apropriada, e funcionalidade. “O problema do trecho está no quesito funcionalidade, já que a seção começa compatível e sofre estrangulamentos durante sua extensão, o que diminui muito a capacidade de vazão”. A partir da avenida São Carlos o tamponamento começa com um vão de aproximadamente cinco por seis metros e no trecho final, próximo à Rua Visconde de Inhaúma, a seção em arco tem cerca de quatro metros de largura por três de altura.
Além disso, a parte tamponada do Córrego do Gregório está totalmente livre. Apenas foi encontrado um grande bloco de asfalto, decorrente das quedas verificadas no início do ano entre as ruas Rui Barbosa e São Joaquim, que segundo os engenheiros não chega a comprometer. |